O evento é uma oportunidade de dar a conhecer mais sobre a cultura portuguesa e celebrar essa longa história de intercâmbio e cooperação entre os dois povos.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Pará (CCLB), em parceria com o Vice-Consulado de Portugal em Belém e o apoio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas – MNE e o Instituto Camões, está a promover uma semana de celebrações em homenagem aos 70 anos de integração e fortalecimento dos laços entre Brasil e Portugal. O evento principal, denominado “Um dia em Portugal e 70 anos do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira no Pará”, decorre até ao dia 29 de setembro, com uma programação especial, incluindo uma feira, exposições e apresentações culturais.
Com o objetivo de celebrar a trajetória da comunidade portuguesa no Estado do Pará e a sua integração na sociedade paraense, o evento procura destacar a herança cultural, social e histórica deixada pelos portugueses e seus descendentes. Durante esta semana, diversas atividades serão realizadas, incluindo a Feira Cultural no Shopping Grão Pará, que terá espaços organizados pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira (CCLB) em parceria com o SEBRAE, além de totens com exposições de brasões das famílias luso-brasileiras.
Segundo Luiz Otavio Rei Monteiro, presidente do CCLB, a comemoração é uma oportunidade única para reafirmar os laços de solidariedade e cooperação entre os membros da comunidade.
“Esse evento é uma forma de reconhecer e valorizar o papel dos portugueses e luso-brasileiros na construção da história do Pará. Celebramos não apenas a cultura, mas também o espírito de união que nos une há décadas”.
A programação inclui ainda apresentações musicais, em parceria com a Fundação Carlos Gomes, que ocorrem ao longo da semana em horários especiais no espaço da Feira, além de uma Noite de Fado, com espetáculo da fadista Ciça Marinho, acompanhado de jantar (a lá carte) no restaurante Santa Grelha no Shopping Grão-Pará – um espetáculo de música portuguesa ao vivo, uma verdadeira imersão cultural.
O evento também tem como foco estimular e capacitar jovens líderes dentro da comunidade, incentivando a continuidade dos trabalhos e da tradição associativa.
“Queremos preparar as novas gerações para seguir com o legado da cultura lusitana e fortalecer os vínculos entre Brasil e Portugal na Amazónia”, afirma Luiz Otávio.