O município da Figueira da Foz recebeu uma oferta de 32 mil pinheiros, uma iniciativa que partiu dos emigrantes da associação luso-francesa Estrelas do Mar e da Mairie de Norgent-sur-Marne.
Sensibilizada com a destruição causada pelos incêndios de 2017 e pela tempestade Leslie, a comunidade portuguesa residente em França mobilizou-se para ajudar a reflorestar o concelho da Figueira da Foz.
Cerca de 32 mil pinheiros marítimos vão seguir viagem para o concelho figueirense, com o intuito de reflorestar as zonas queimadas em outubro do ano passado.
Manuel Guardado, natural da Figueira da Foz e também presidente da associação Estrela do Mar, sublinha que o principal objetivo é voltar a pintar de verde toda a zona afetada pelos incêndios.
Antes da partida para Portugal, realizou-se a cerimónia de entrega de uma árvore simbólica. Estiveram presentes várias autoridades locais de Norgent-sur-Marne, assim como o Vereador do Município da Figueira da Foz, Miguel Pereira, que salientou o projeto como um exemplo de união entre as comunidades portuguesa e francesa.