Chegar às comunidades luso-americanas da Califórnia é um dos objetivos da estratégia internacional do grupo Super Bock.
O diretor de novos mercados da cerveja portuguesa, Ricardo Figueiredo Silva, afirmou à agência Lusa que está em curso «um plano de expansão nos EUA» através do importador United States Beverage, com quem o grupo Super Bock trabalha há cerca de um ano.
O investimento segue-se à aposta na costa Leste dos Estados Unidos no ano passado, que se focou em Nova Jersey, Massachusetts, Rhode Island e Nova Iorque.
«Estamos agora a apostar na costa Oeste, em particular na Califórnia, onde existe uma forte comunidade portuguesa», disse Ricardo Figueiredo Silva.
A United States Beverage vai ter a colaboração de Alexander Dias, CEO da empresa Earth Delicacies e dono da marca de ginjinha de Óbidos Ginja9, exclusivamente criada para o mercado norte-americano.
«A ideia é reforçar a presença nos Estados Unidos», disse o responsável luso-americano, que será o principal gestor de conta na promoção da Super Bock na Califórnia.
Uma das suas prioridades será colocar a cerveja nos salões de organizações luso-americanas e nas festas dedicadas à cultura portuguesa na Califórnia.
O responsável apontou para o facto de não ser permitido vender cerveja em garrafas nos festivais da Califórnia, uma vez que o regulador do mercado, California Department of Alcoholic Beverage Control, «obriga a que seja servida em copo» e isso implica que haja barris disponíveis nas tendas de comida e bebida.
Esta situação explica que, mesmo nos festivais da comunidade portuguesa, as cervejas vendidas à pressão sejam normalmente americanas.
«Estou a começar negociações com os salões para comprarem os barris», explicou Alexander Dias, referindo que alguns dos restaurantes luso-americanos mais conceituados da costa Oeste, como o “Adega” em São José e o “Uma Casa” em São Francisco, já demonstraram interesse em passar a disponibilizar a cerveja portuguesa neste formato.
O responsável mencionou as distinções que a cerveja tem conseguido nos Estados Unidos e que contribuíram para o seu «reconhecimento internacional», entre as quais uma medalha de prata no International Beer Competition Awards, em Nova Iorque.
No último relatório de gestão publicado pela empresa, referente a 2017, o Super Bock Group fixou como meta o aumento do peso das exportações em 15 pontos percentuais até 2020, depois de ter exportado mais de um quinto da sua produção de cerveja, com a China a representar 40% do total de exportações.