Evento gratuito de hoje é a principal atração da 5.ª edição do Experimenta Portugal.
Hoje celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e, para assinalar a efeméride, a cidade de São Paulo recebe um concerto gratuito para celebrar a data, no âmbito do Experimenta Portugal 2019, que junta dois nomes icónicos do jazz e da world music: o português Mário Laginha e o brasileiro Hamilton de Holanda.
Com uma carreira que leva já mais de três décadas, Mário Laginha é um dos mais prestigiados pianistas portugueses, especialmente no jazz. O artista de 59 anos tem articulado uma forte personalidade musical com uma vontade imensa de partilhar a sua arte com outros músicos e criadores. Mantém projetos com diversos músicos, incluindo os brasileiros André Mehmari, Gilberto Gil, Armando Marçal e Lenine.
Hoje sobe ao palco com um dos mais conceituados instrumentalistas do Brasil. Aos 41 anos de idade e 36 anos de carreira, Hamilton de Holanda traz na bagagem um misto do incentivo familiar e de aprendizagem adquirida no bacharelado em Composição pela Universidade de Brasília. O conhecimento formal, unido à prática em rodas de choro e samba, resultou na maestria que rendeu ao músico o apelido de “Jimi Hendrix do bandolim”.
O concerto acontece na Unibes Cultural, no bairro do Sumaré, às 20H00 (locais), e reúne a maestria e o virtuosismo dos dois países numa noite memorável, que celebra os laços entre Brasil e Portugal. Após o concerto, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, oferece uma receção aos convidados para assinalar a efeméride.