“Agustina Bessa-Luís e as Mulheres” vai ter duas sessões, em português e francês, que acontecem quarta e quinta, no Camões – Centro Cultural Português e no campus universitário de Belval, respetivamente.
Os 100 anos da romancista portuguesa, nascida a 15 de outubro de 1922 em Vila Meã, servem de pretexto à conferência organizada pelo Camões – Centro Cultural Português e o Leitorado de Português na Universidade do Luxemburgo.
Estão previstas duas sessões, em português e francês, que acontecem, respetivamente, na quarta às 19h, no Camões – Centro Cultural Português, e na quinta às 18h, na sala 2240 da Maison du Savoir, na Universidade do Luxemburgo, em Belval.
A palestra, que pretende explorar a forma como as mulheres são percecionadas e representadas na vida e obra da escritora, vai contar com a presença de Catherine Dumas, professora emérita de língua e literatura portuguesas na Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e autora de uma tese de doutoramento e de um livro sobre Agustina Bessa-Luís.
Agustina Bessa-Luís é um dos nomes maiores da literatura contemporânea portuguesa e morreu a 3 de junho de 2019, aos 96 anos, no Porto, vítima de doença prolongada.