“Fazer Habitação” é o mote do 5CHIEL2024, que irá fazer convergir em Lisboa, arquitetos, urbanistas, engenheiros, e outros especialistas, dos vários países da lusofonia, para abordar, discutir e partilhar soluções para os problemas da produção e acesso à habitação digna.
A Ordem dos Arquitetos está a organizar a 5.ª edição do Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono – 5CIHEL2024, em conjunto com a Ordem dos Engenheiros, o LNEC e a Câmara Municipal de Lisboa, e as inscrições encontram-se abertas. O evento irá realizar-se entre os dias 2 a 4 de outubro de 2024, no LNEC, em Lisboa.
“Fazer Habitação” é o mote do 5CHIEL2024, que irá fazer convergir em Lisboa, arquitetos, urbanistas, engenheiros, e outros especialistas, dos vários países da lusofonia, para abordar, discutir e partilhar soluções para os problemas da produção e acesso à habitação digna, um problema que se tem adensado, em Portugal, nos países da lusofonia e um pouco por todo o mundo.
Habitação é um “tema caro” aos arquitetos, não apenas por ser uma das principais tipologias de edifício que está na génese da sua prática profissional, mas sobretudo porque os arquitetos estiveram sempre na vanguarda e implementação dos maiores programas de habitação criados em Portugal.
Conscientes da necessidade de um diagnóstico e da experiência na discussão em edições anteriores sobre a qualidade e o bem-estar habitacionais ligados ao espaço doméstico, à vizinhança, ao espaço público, à cidade e ao território, o 5.º CIHEL 2024 vai centrar-se em temas como Políticas, Programas e Medidas Habitacionais – da urgência da oferta à qualidade global, Novos Modos de Habitar e Habitação de Interesse Social – da conceção aos casos de referência, Construção, Reabilitação e Manutenção Habitacional – da investigação às novas práticas e Promoção, Qualidade Habitacional e Sustentabilidade – das análises de satisfação aos novos desafios.