De acordo com a informação divulgada, para já serão 10 os radares de velocidade média em Portugal, que estarão devidamente sinalizados graças ao sinal de trânsito H42.
Porém, é preciso ter atenção que a localização do radar não será fixa. Esta pode alternar entre 20 localizações possíveis. Ou seja, o radar estará sinalizado, mas os condutores não saberão se o mesmo estará na cabine estabelecida para o efeito.
Onde vão estar os radares? Apesar de os locais não estarem totalmente definidos, há uma forte possibilidade que os 10 radares de velocidade média sejam colocados nos seguintes distritos e estradas.
Aveiro: A41;
Beja: En206 e IC1;
Castelo Branco: IC8;
Coimbra: A1 e EN109;
Évora: A6 e IP2;
Faro: EN398;
Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19;
Porto: A3.
Santarém: A1;
Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1;
Segundo um comunicado divulgado ANSR, o critério utilizado para a seleção das localizações teve em conta, entre outros fatores, o “nível de sinistralidade aí existente e em que a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade”.
Recorde-se que estes novos radares vão permitir “a fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada”.
Segundo a ANSR, os contratos de fornecimento e instalação dos novos radares de controlo de velocidade vão custar cerca de 5,6 milhões de euros.