O Consulado de Portugal em Londres adiantou que pretende reiniciar as Permanências Consulares no princípio do ano de 2022, com visitas mais específicas a serem efetuadas nas localidades que, no passado, tenham reunido as maiores quantidades de utentes ali residentes.
Num encontro com o jornal As Notícias, Cristina Pucarinho disse que o pedido já se encontrava em Lisboa e esperava agora o despacho da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e das respetivas autoridades para dar início a este tipo de operação.
A responsável deu a entender a esta publicação que o plano para 2022 “será, em função ao número de inscrições, estender as Permanências Consulares pelo número necessário de dias, mas concentrá-las nos locais de mais aderência, como por exemplo em Norfolk, Thetford e Great Yarmouth e, também, Peterborough, em Cambridgeshire, assim como noutras regiões a anunciar brevemente”.
Para isso, a Cônsul-Geral de Portugal em Londres acrescentou que teria de esperar pela resposta de Lisboa e da disponibilidade dos espaços em todas as cidades selecionadas, para alocar, planear as datas, movimentar o pessoal do Consulado e equipamentos necessários para as Permanências Consulares.
A iniciativa ficará também dependente das normas e restrições que possam surgir, por razões sanitárias, no combate à disseminação do Covid-19, agora na sua variante Ómicron.
O jornal avançou que está para breve uma decisão.