O Consulado Honorário de Portugal em Santos divulgou, em comunicado, que estão temporariamente suspensos os novos processos de nacionalidade, durante o mês de abril.
“Os utentes que não quiserem aguardar, poderão endereçar os seus pedidos de nacionalidade ao Consulado Geral de Portugal em São Paulo, através dos canais apropriados (favor consultar o site do Consulado Geral – www.consuladoportugalsp.org.br – clicando em Serviços Consulares / Nacionalidade)” refere o Consulado.
Ainda de acordo com a mesma informação, outros serviços como o cartão de cidadão e passaporte continuam a estar disponíveis para agendamento e podem agora ser agendados também pelo site (www.consuladoportugalsp.org.br – clicando em Serviços Consulares / Cartão do Cidadão ou Passaporte).
A suspensão deve-se à transição do Consulado Honorário para um Escritório Consular, sendo assim gradualmente introduzidas algumas alterações no funcionamento do Consulado, para reforçar “a sua futura capacidade de resposta”.
Conforme divulgou o jornal Mundo Lusíada, Portugal pretende criar um escritório consular e ampliar seu quadro de funcionários em Santos, segundo disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, durante uma visita oficial ao Brasil.