A culpa é da elevado procura. Serviços reabrem no dia 2 de janeiro de 2019.
O consulado geral de Portugal na cidade de São Paulo, a maior do Brasil, suspendeu ontem (dia 18 de outubro) a receção de novos pedidos de reconhecimento de nacionalidade e de vistos para brasileiros e lusodescendentes.
«Devido ao número crescente de pedidos de serviços deste Consulado Geral, vemo-nos forçados a suspender temporariamente a admissão de novos pedidos de nacionalidade – em São Paulo e no Escritório Consulado em Santos, igualmente sobrecarregado com solicitações», refere o consulado na página oficial.
No mesmo comunicado, o consulado justificou a decisão com a forte procura e a necessidade de analisar com maior rapidez os processos em andamento.
«Por forma a evitar ainda maior lentidão na análise dos processos que já se encontram pendentes de tratamento por este posto consular e por outras autoridades portuguesas, o consulado geral vê-se forçado a suspender temporariamente a admissão de novos pedidos de nacionalidade – em São Paulo e no Escritório Consulado em Santos, igualmente sobrecarregado com solicitações», refere o comunicado.
«Cientes dos inconvenientes decorrentes desta decisão, estamos certos que contaremos com a compreensão de todos os utentes e pedimos a gentileza de aguardar até ao próximo dia 02 de janeiro, data em que reabriremos no site as informações sobre os processos de nacionalidade», acrescentou.
O consulado português em São Paulo informa ainda os requerentes que, por algum motivo não queiram aguardar, podem dar entrada nos seus pedidos diretamente na Conservatória dos Registos Centrais.