A iniciativa celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Há três dias que a cidade de São Paulo, no Brasil, está iluminada com as cores da bandeira nacional portuguesa, no âmbito das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. É o segundo ano consecutivo que edifícios de São Paulo são iluminados em homenagem ao nosso país.
Fruto de parceria entre o Consulado Geral de Portugal em São Paulo e o governo do Estado brasileiro, a Assembleia Legislativa (Alesp) e a câmara da cidade, a ação faz parte da programação do Experimenta Portugal ’18, criado pelo consulado em 2015. O objetivo passa por estreitar o intercâmbio cultural e artístico entre os dois países na maior cidade lusófona do mundo.
O Palácio dos Bandeirantes, o Palácio 9 de Julho, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Arte Brasileira, o Museu da Casa Brasileira, o Monumento aos Bandeirantes (na foto em destaque) e a Sala São Paulo são alguns dos monumentos que, por estes dias, estão “pintados” a verde e vermelho.
A Sala São Paulo também ficará iluminada com as cores da bandeira de Portugal no dia 16 de junho, dia em que recebe os músicos Miguel Araújo e Marcelo Jeneci no concerto que marca a celebração oficial do Dia de Portugal, oferecido gratuitamente à cidade pelo Consulado Geral.