Portugueses e cidadãos residentes em território nacional retidos no Brasil têm recorridos às redes sociais para se queixarem dos voos de repatriamento, mas a embaixada de Portugal rejeita as críticas, que classifica de “injustas” e infundadas”.
São dezenas as queixas que se acumulam na página da rede social Facebook da embaixada de Portugal em Brasília sobre os voos de repatriamento que têm sido autorizados pelos Governos português brasileiro, em regime de reciprocidade, desde que foi anunciada a suspensão as viagens devido à pandemia de covid-19, em janeiro.
Falta de comunicação, preços abusivos praticados pela transportadora aérea portuguesa TAP, esquecimento dos seus cidadãos por parte do Governo português e pouca oferta de voos são algumas das críticas de cidadãos que dizem estar retidos há meses no Brasil, acusando o executivo de não fazer o máximo possível no processo de repatriamento.
No entanto, em declarações à agência Lusa, o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, afirmou que “essas críticas são, em grande parte, infundadas” e “injustas”, recordando que um total de nove voos extraordinários foram e serão realizados até 15 de abril.
“As autoridades portuguesas fazem uma avaliação permanente da situação e, certamente, que assim que for possível, a restrição dos voos será levantada. (…) Até ao dia 15 deste mês, teremos um total de nove voos extraordinários, em ambos os sentidos, operados pelas companhias aéreas TAP, Latam e Azul. Estes nove voos terão transportado, no total, mais de quatro mil passageiros. Não é coisa pouca, estamos a falar de mais de dois mil passageiros em cada sentido”, explicou o diplomata.
Luís Faro Ramos apontou ainda que os postos consulares no Brasil têm feito um “trabalho verdadeiramente notável e extenuante”, em plena pandemia, frisando que nunca foi recusada nenhuma inscrição de um cidadão que quisesse regressar a Portugal. À Lusa, o embaixador detalhou como foi traçado o processo dos voos extraordinários.
“Nós anunciamos que iriam ocorrer esses voos, dissemos às pessoas interessadas em regressar que se inscrevessem nos postos [consulares] e, posteriormente, nós, na embaixada em Brasília, centralizamos uma lista, que enviamos para Lisboa e que foi entregue à TAP, que por sua vez ficou encarregada de contactar os passageiros dessa lista”, explicou.
“A TAP fez os contactos e essas pessoas, por uma razão ou por outra, disseram que viajavam, outras que não viajavam, e isso já foi uma decisão de cada um”, salientou.
Porém, dentro da lista de pessoas que queria regressar a Portugal foram enquadrados os passageiros considerados “prioritários”, que têm sido contactados em primeiro lugar para integrar esses voos.
Questionado sobre quais os critérios dessa prioridade, Luís Faro Ramos apontou três: “Em primeiro lugar, pessoas com problemas de saúde atendíveis, questões de reunificação familiar, e questões de insuficiência económico-financeira comprovada”, tendo sido esses fatores que levaram determinados passageiros a serem incluído na “sublista de prioritários” e, assim, a passarem à frente das restantes situações.
“Portanto, quando eu leio críticas de pessoas a dizerem que não foram contactadas, ou que estão há demasiado tempo [à espera], essas críticas, em grande parte, são infundadas, são injustas. Eu percebo que haja ansiedade por parte das pessoas (…), mas acho que é importante entender uma coisa que é muito simples: nós estamos numa situação excecional, e nessa situação, infelizmente existem menos cadeiras do que pessoas para sentar”, reforçou.
Segundo o embaixador, há ainda uma lista de espera de mais de mil pessoas, que deverá diminuir com o próximo voo extraordinário, agendado para quarta-feira.
Em relação aos preços dos bilhetes, considerados “abusivos” pelos passageiros, o diplomata referiu que é uma questão que apenas tem a ver com a TAP.
Leia excertos de alguns dos muitos “posts” colocados no Facebook:
Ercole Novello
O Embaixador de Portugal assim como o governo de Portugal vivem em seu mundo particular, o fantástico mundo de Bob. A TAP, companhia aérea que tal governo é ACIONISTA UNICO, vende bilhetes aéreos e não entrega o serviço, se escondendo atras do governo de Portugal. É vexatório colocar a culpa de tanta incompetência em uma pandemia já que, se voar é risco, porque se vendem bilhetes durante a suspensão dos voos?? Ser financiado pelo consumidor vai custar bem caro a ambos. E espero que o preço seja salgado o suficiente para nunca mais ocorrer o mesmo. A companhia aérea se recusa a honrar o que vendeu, se recusa a remarcar o bilhete em companhias parceiras e usa o governo como escudo, sendo ambos do mesmo saco. Lamento profundamente.
Fabiana Gabriche
Esse voo é um atentado a moral e a integridade de todos nós cidadãos que temos passagens pela Azul! Pois, eu tenho um ticket de retorno 15/02, fui avisada que a cota de repatriamento já estava completa????? Se eu quisesse eu teria que comprar uma passagem como assim??? Embaixada, Consulado!!
A Senhora me disse para ligar ao Consulado para conseguir uma passagem, indaguei sobre quem vende o ticket, ela só me respondia, ligue no Consulado ou compre uma passagem! Eu estou aqui desde 16/01 sem minhas medicações de asma que só são fabricados na UÉ, ela não quis nem me ouvir! Repatriamento!!!!!!!
Luana Moreira
QUEREMOS IR PARA CASA!!!
Sabemos que o momento é difícil, mas estamos há meses sem qualquer perspetiva de regresso para as nossas casas e famílias. A empresa Azul não foi capaz de auxiliar. NÓS, os clientes, deixando centenas de brasileiros e estrangeiros desamparados diante da situação de fecho de fronteiras entre Brasil x Portugal. E nenhum outro órgão como o Consulado, nem o Itamaraty, foram capazes de nos ajudar. Há famílias passando por situações delicadas, e até por necessidades por já não terem como sobreviver a esta situação.
NÓS PEDIMOS MAIS VOOS DE REPATRIAMENTO DA AZUL!
NÓS QUEREMOS VOLTAR PARA CASA!
Fernando Carlos
Eu quero ir para Portugal, tenho residência no Brasil e sou português, mas com preços escandalosos de 840 euros, mais voo para Guarulhos, é um roubo e chamam a isso voos humanitários ou repatriamento, é um roubo, que a TAP, com a cobertura do governo português, está fazendo.
Ana Paula Pessoa
Só quero saber se meu nome conta na lista pois o consulado em fortaleza diz que já enviou o meu pedido à tap, a tap pede para entrar em contacto com o consulado, fica difícil saber pois a tap não passa informação da lista de voo de repatriamento
Estéfany Feltz
Absurdo, falam que é somente para compra de novas passagens.
Karla Tavares
Gente, pela fé, já tentei todos os voos e não consegui nenhum! Estou no Brasil desde novembro, meu trabalho vai reabrir dia 05/04, preciso voltar urgente!!!!
Thiago Driele
Esses voos de repatriamento apenas estão servindo para a TAP LUCRAR NAS VENDAS DAS PASSAGENS COM VALOR ALTÍSSIMO, e quem já tem a passagem comprada à meses e precisa urgentemente retornar está condenado a ficar no Brasil até que retornem os voos comerciais normalmente….O DESGOVERNO DE PORTUGAL PARA COM SEUS CIDADÃOS JUNTO A ADMINISTRAÇÃO DE UMA COMPANIA AÉREA DE MÁ ÍNDOLE, NAO PODERIA GERAR OUTRO RESULTADO…..
Marcelo Pinheiro
Uma apropriação indébita do dinheiro do povo! A tap tá falida e quer correr atrás do prejuízo. Estou aqui em Portugal querendo regressar ao Brasil, e já estou no terceiro cancelando. Sendo que está havendo voos para o Brasil de outros países, ou seja, basta ir para Madrid e de lá para o Brasil. Safadeza do governo português.
Thiago Driele
Marcelo Pinheiro
O vírus é seletivo… Ele só se transmite em voos Brasil x Portugal e vice versa. Fazendo escalas mais caras por outros países ele não entra no avião…(segundo o governo Português)
Marineide Souza
A TAP está deixando a desejar, vende passagem sem ter voo, ou então fica cancelando os voo e vende para outros
Priscila Oliveira
Vergonha o que se passa com esses acordos, pessoas a precisarem regressar a casa e não poderem e além disso estarem a cobrar quase mil euros para isso. Vê se que só uma questão de dinheiro. Minha irmã teve 4 meses retida no Brasil e só agora conseguiu voltar pq comprou outra passagem com escala na Suíça caso contrário ainda estava lá. Voos humanitários aonde? Nunca nem vi… na hora de ajudar o estado nem se chega a frente, ninguém está pedindo a eles o dinheiro deles pois têm passagem comprada apenas que deixem os cidadãos portugueses regressarem a casa. Há coisas que me revoltam. Pagam embaixadas para ajudar com dinheiro dos impostos que nós trabalhamos para isso mas na hora ajuda Zero… só quem passa por isso sabe o que tentar procurar ajuda e não conseguir.
Ricardo Ribeiro
Guarulhos – Zurique (Suiça) – Lisboa , pela Swiss Air.
Eu tinha na Azul p dia 17. Cancelaram, marquei pela Swiss air dia 21. Já cá estou em PT. De quarentena, mas foi o único jeito de vir agora pelos compromissos que tinha. Nota: exame PCR 72h antes do último embarque, no meu caso foi Zurique.
Comprei direto no site acho q ainda a uns preços bons.
Roberto Simões
Precisamos voltar Urgente! Eu e minha esposa
Noely Marlene
Já enviámos vários e-mails para a Sra. Carolina do Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Já passamos nossos dados para ela e para a TAP. Aguardamos ansiosos por um contacto.
Carlos Henrique Schimidt
Roberto Simões
Eu também já fiz isso várias vezes. Não entendo o critério que eles estão usando. Pois já vi relatos de pessoas que estava de férias e conseguiram voltar e também relatos de pessoas até doentes e não conseguem uma vaga. Tá tudo muito estranho.
Pedro Pinto
O Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros que tanto gosta de utilizar a palavra “malhar”, decidiu “malhar” nos portugueses que por diversos motivos vieram para o Brasil, retirando-lhes a possibilidade, ao contrário do que acontece por exemplo com os nossos vizinhos espanhóis, de regressarem a casa. A diáspora portuguesa só serve para as divisas! O consulado português de São Paulo é incapaz de responder a um telefonema ou a um email!
Francisco Machado
Exma Embaixada de Portugal, tap, azul e latam
Sou português e encontro-me em Campinas. Entro em contato para expor a situação que eu e muitos portugueses estão a passar no Brasil, sem conseguirmos regressar ao nosso país. Escrevo também para pedir auxílio neste processo porque não tenho tido apoio de ninguém e encontro-me no Brasil já em situação financeira precária.
O meu voo de regresso a Portugal, marcado para o dia 26 de Fevereiro de 2021, foi cancelado duas vezes. Os voos de repatriamento da Azul e latam estão a ser vendidos a novos clientes, em vez de priorizarem quem já tem voos comprados pela companhia. Já me inscrevi cinco vezes nos voos de repatriamento da TAP sem obter qualquer resposta. Não consigo comunicar com o Consulado de Portugal e o mesmo não está a realizar agendamentos presenciais devido à pandemia.
Por favor, preciso de uma resposta da Embaixada de Portugal sobre como proceder daqui para a frente. É inadmissível como o Governo Português está a negligenciar os cidadãos portugueses que se encontram fora do país.
Aguardo uma resposta,
Atenciosamente,
Francisco Machado
Ana Paula Pessoa
Quando vão autorizar novamente voo tap de repatriamento? O vice-consulado de fortaleza é vergonhoso, não trabalham, ninguém para atender as chamadas e e- mail um abandono total para as pessoas que busca o repatriamento.
Antonio Borges Santos
Ana Paula Pessoa estou na mesma situação!!! meu voo era em Fevereiro !!! preenchi o formulário para voo de repatriamento e continuo por aqui!!! O Nordeste como sempre discriminado!!! Não sei porque não colocam voo em Fortaleza!!!
Ana Paula Pessoa
Antonio Borges Santos e o pior é ter a companhia Latam tentando se aproveitar da situação oferecendo passagem caríssima para dia 01/04 dizendo que é voo de repatriamento mais não passa de voo normais. Agora só resta esperar
Antonio Borges Santos
Ana Paula Pessoa infelizmente não é só a Latam!!! A Tap e a Azul também!!!
Roberto Alves
Lamentável a situação imposta para cidadãos portugueses estamos sendo proibidos de regressar ao nosso país, de forma direta sem escala, porem liberam na forma com escala. Não somos turistas, o consulado nada faz para nos ajudar nem mesmo responde e-mail enviados, as companhias aéreas nada fazem só lhe interessa em vender novas passagens, estou desde 24 de fevereiro a volta para minhas obrigações com minha família, não temos mais condições financeiras e emocional em ficar no brasil.
Rafaela Pinheiro
Alguém sabe informar como manifestar interesse nesses voos no consulado? Pq na minha cidade Fortaleza parece estar difícil, não atendem telefone, não sei e-mail, não tenho endereço correto pq tem vários na internet, assim fica difícil
Fernanda Migliano
Exmos. Srs. da Embaixada. Acabo de ter a informação de que meu voo foi CANCELADO PELA 5 VEZ!!! Sou residente em Portugal, com marido e família lá!! Estou há mais de um mês além do que pretendia ficar !!!!!!!NÃO TENHO MAIS CONDIÇÕES DE ESTAR AQUI! MINHA SAÚDE ESTÁ SENDO PREJUDICADA!!!