A primeira equipa médica que partiu do Luxemburgo para apoiar Portugal no combate à covid-19 será recebida hoje, 16 de fevereiro, por representantes dos Governos português e luxemburguês.
Ontem, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde português recebeu a equipa francesa no Hospital Garcia de Orta, em Almada, acompanhado da Embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin.
Hoje, representantes dos Governos de Portugal e Luxemburgo vão receber oficialmente a equipa do Grão-Ducado que vai apoiar o Hospital de Évora no combate à covid-19.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, recebe a equipa de profissionais de saúde do Grão-ducado no Hospital do Espírito Santo de Évora acompanhado do embaixador do Luxemburgo em Portugal, Conrad Bruch, pelas 15h30, refere o Ministério da Saúde português, em comunicado.
Recorde-se que a equipa, formada por um médico e um enfermeiro partiu este domingo rumo a Portugal para trabalhar com os profissionais do hospital alentejano durante, pelo menos, duas semanas, na unidade de cuidados intensivos e no apoio a doentes covid-19.
“Para nós, os médicos e enfermeiros oriundos do Luxemburgo que vêm reforçar e apoiar as nossas equipas de cuidados intensivos são muito bem-vindos e são um apoio precioso e um reforço valioso”, afirmou a responsável do conselho de administração, Maria Filomena Mendes.
No sábado, segundo adiantou o Governo luxemburguês, deverá seguir a segunda equipa, igualmente formada por um médico e um enfermeiro.
A ajuda a Portugal é vista pelo Executivo liderado por Xavier Bettel como “uma ilustração das relações estreitas e amistosas entre o Luxemburgo e Portugal, cimentadas pela existência de uma grande comunidade portuguesa que vive e trabalha no Grão-Ducado, e um ato de solidariedade do Luxemburgo para com um país amigo”.