A XXV Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer no dia 9 de dezembro de 2020, em videoconferência, sob o tema “Reafirmação da Cooperação na CPLP no contexto da pandemia Covid-19”.
No convite dirigido aos homólogos, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, enquanto presidente em exercício do Conselho de Ministros da CPLP, afirmou que “a situação de emergência vivenciada ao nível global exige de nós cooperação, solidariedade e concertação permanentes”.
Após o debate político ministerial, o Secretário Executivo da CPLP e o Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) vão apresentar os respetivos relatórios anuais, seguindo-se o momento de eleição do Diretor Executivo do IILP para o biénio 2021-2022.
De acordo com a agenda prevista, os ministros devem debater e aprovar resoluções sobre o reforço da cooperação em situações de emergência, o projeto de acordo de Mobilidade na CPLP, a revisão do Acordo Sede e a concessão da categoria de Observador Consultivo, entre outros assuntos.
O Conselho de Ministros vai, ainda, apreciar os orçamentos de funcionamento do Secretariado Executivo da CPLP e do IILP para 2021, bem como marcar a data de realização da XXVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros, em 2021.
O Conselho de Ministros é constituído pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores dos nove Estados-membros da CPLP. A República de Cabo Verde assumiu, a julho de 2018, a Presidência pro tempore da CPLP, na Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema “As Pessoas, A Cultura, Os Oceanos”.