Cristiano Ronaldo voltou a vencer este galardão da UEFA. Gareth Bale e Antoine Griezmann eram os outros dois finalistas.
Cristiano Ronaldo, que já tinha vencido o Prémio de Melhor Jogador da UEFA em 2014, conquistou este ano a Liga dos Campeões pelo Real Madrid, onde foi o melhor marcador, e foi campeão da Europa com a seleção nacional no Euro2016.
O futebolista dedicou aos seus colegas da seleção de Portugal e do Real Madrid o prémio de Melhor Jogador da Europa, cujo resultado foi anunciado no Mónaco.
O internacional luso conseguiu melhor pontuação que o galês Gareth Bale, seu companheiro no Real, e o francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, mas dedicou-lhes, também, algumas palavras: “Não seria justo se não os mencionasse, pois também fizeram um ano fantástico”.
Ronaldo considerou ainda que o título “mais importante” da sua carreira foi o conquistado por Portugal no Campeonato Europeu em França, em julho: “Sobretudo, porque o meu país ainda não tinha ganho nada, nem eu pelo meu país”, frisou.
Gareth Bale levou o estreante País de Gales até às meias-finais do Euro2016 e também festejou ao lado de Ronaldo na “Champions”.
O francês Antoine Griezmann foi um dos trunfos do Atlético de Madrid e da seleção de França, ajudando as equipas a chegar até às finais da “Champions” e do Europeu, onde acabou perder.
Ada Hegerberg, jogadora do Lyon, de França, foi considerada a Melhor Jogadora do Ano.