Atleta portuguesa derrotou a sul-coreana Soyeong Jeong, na final de BC2.
Dia glorioso para Portugal, nos Jogos Paralímpicos. Depois da medalha de ouro conquistada por Miguel Monteiro, no lançamento do peso F40, e da de bronze alcançada por Diogo Cancela, nos 200 metros estilos, foi a vez de Cristina Gonçalves sagrar-se campeã, em boccia BC2.
A atleta lusa dominou a sul-coreana Soyeong Jeong, na tão aguardada final disputada na capital francesa de Paris, da qual saiu vencedora, por 0-4, o que lhe permitiu conquistar aquela que foi a segunda medalha paralímpica de ouro da carreira, depois do feito alcançado, em 2004, em Atenas, na Grécia.
No entanto, a praticante de 46 anos de idade pode não ficar por aqui, uma vez que irá procurar conquistar mais uma medalha, já a partir da próxima terça-feira, dia 3 de setembro, na variante de equipas. A final está agendada para quinta-feira.
Marcelo felicita Cristina Gonçalves pelo ouro e Diogo Cancela pelo bronze
O Presidente da República felicitou os atletas portugueses Cristina Gonçalves, ouro em boccia BC2, e Diogo Cancela, bronze nos 200 metros estilos SM8, pelas conquistas nos Jogos Paralímpicos Paris2024.
“Neste dia de grandes conquistas do desporto paralímpico nacional, o Presidente da República felicita, com grande júbilo, Cristina Gonçalves pela sua medalha de ouro no torneio individual de boccia (BC2), nos Jogos Paralímpicos de Paris2024”, pode ler-se na mensagem publicada por Marcelo Rebelo de Sousa na página da presidência, tendo ainda desejado à atleta e parceiros “as maiores venturas para as provas coletivas que se aproximam e para as quais irão sempre contar com o apoio de todos os portugueses”.
Também Diogo Cancela recebeu uma mensagem de felicitações de Marcelo Rebelo de Sousa.
“O Presidente da República felicita o nadador Diogo Cancela pela medalha de bronze obtida na prova de 200 metros estilos (SM8) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, deixando-lhe uma palavra de apoio e incentivo para as restantes provas em que ainda vai competir”, pode ler-se.