No encontro, acompanhado do presidente da Associação de Portugueses do Espírito Santo (Apes), Alexandre Mendes, o parlamentar reuniu-se com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Santos (Podemos).
O deputado da Assembleia da República Portuguesa Manuel Magno Alves, que tomou posse recentemente, visitou o Legislativo capixaba no dia 17 de junho.
Da agenda fez parte uma passagem de três dias do deputado pelo Estado, por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas. Alves explicou que visitou locais com comunidades portuguesas para ouvir as suas questões e levá-las ao Parlamento.
“Nós temos 5 milhões de portugueses fora de Portugal. Não há um país que não tenha um português. Evidentemente, não conseguimos atender a todos, então vamos onde as maiores comunidades estão, não só para visitar em festas, mas também para atender e escutar os pedidos que essa comunidade tem, os problemas que ela tem, para agarrar nesses problemas, levá-los à Assembleia da República e transformá-los em projetos de lei”, explicou o deputado.
Em relação à receção na Assembleia Legislativa (Ales), o deputado português destacou a relevância da troca de experiências. “A importância é vital, porque nós temos muitas interações de políticos de várias partes do mundo que nos visitam, assim como vos visitamos aqui. Essa interação é muito importante, porque nós acabamos por aprender algumas coisas com os nossos colegas deputados de outras assembleias, de outros países”, disse o parlamentar europeu.
O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Santos, destacou o papel da diplomacia ativa realizada pela Ales. “Receber figuras importantes, como representantes internacionais e cônsules, é parte fundamental da minha diplomacia ativa. Tive a honra de receber na nossa Casa o deputado da Assembleia da República Portuguesa, Manuel Magno, e a sua equipa. Essa visita reforça os laços entre os nossos países e enriquece o diálogo parlamentar internacional, refletindo o nosso compromisso com a troca de experiências e com o desenvolvimento de nossas nações”, opinou o presidente.
De acordo com o presidente da Apes, há cerca de 6 mil luso-brasileiros no Espírito Santo com inscrição no Consulado de Portugal.
“O papel da associação visa resgatar de uma forma definitiva o nome de Portugal no Espírito Santo, essa é a nossa maior missão. Dentro desse papel existem outros subgrupos de trabalho, que envolvem a área social e a área administrativa. Basicamente, de forma resumida, é colocar o nome de Portugal no Espírito Santo. A minha vontade é enriquecer mais o estado com a nossa presença, também queremos fazer o estado ser maior”, disse Alexandre Mendes.
Essa foi a primeira visita de Manuel Magno Alves ao Espírito Santo como deputado. Noutras duas ocasiões ele visitou o estado como advogado. O parlamentar disse que ficou encantado com as belezas capixabas.
“Estou encantado com a beleza natural do Estado. Nós tivemos a oportunidade de conhecer o Convento da Penha, é maravilhoso. Eu gostaria muito que o nosso Brasil, como um todo, pudesse fazer o que tem sido feito no Espírito Santo, o cuidado com o património. Isso é fantástico”, finalizou o deputado português.