A competição é promovida pela revista norte-americana ‘Communication Arts’, e a designer do atelier conimbricense FBA é uma das vencedoras.
Ana Boavida, professora de Design e Multimédia e investigadora do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), acaba de receber a distinção de ‘Excelência em Tipografia’, no 9.º Concurso Anual de Tipografia, que decorreu nos Estados Unidos da América.
O trabalho desenvolvido no atelier de Coimbra FBA, para a editora inglesa Polity Books, foi uma das 1.600 candidaturas apresentadas ao concurso anual da Communication Arts, a mais prestigiada revista internacional de comunicação visual, sediada nos Estados Unidos da América.
O prémio foi atribuído ao modelo de capas desenhado para a colecção ‘The Future of Capitalism’ da editora inglesa.
Segundo o atelier trata-se de uma nova série de livros, dirigida ao público geral, na qual os principais pensadores no campo da economia política oferecem a sua visão sobre as questões críticas que o futuro do capitalismo enfrenta e as grandes questões económicas do nosso tempo.
A categoria ganha pela conimbricense é uma das mais cobiçadas do concurso, permitindo agora à designer ver o seu trabalho publicado na edição de janeiro/fevereiro daquela que é a mais prestigiada revista internacional de comunicação visual.
A revista vende mais de 25 000 cópias em todo o mundo, «garantindo uma importante exposição aos criadores dos projetos vencedores», refere.
Ana Boavida tem, no seu currículo, outros prémios internacionais como: cinco AIGA 50 Books /50 Covers (Nova Iorque, EUA, 2009, 2010 e 2011); dois Red Dot Award (Essen, Alemanha, 2009); e dois Silver European Design Award (Roterdão, Holanda, 2010, e Belgrado, Sérvia, 2012).
Em 2013, a também docente da UC recebeu a distinção, pela mesma revista, de Excelência em Ilustração com o projeto “Ler Melhor”, para as Edições Almedina.
No âmbito do seu trabalho no atelier FBA, Ana Boavida esteve ligada a projetos como a marca das comemorações do Centenário da República Portuguesa, identidade do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e renovação da identidade visual da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.