Fez-se história no Jamor. O Aves venceu o Sporting, por 2-1, e conquistou a primeira Taça de Portugal da história do clube. Alexandre Guedes marcou os dois golos dos avenses, Montero reduziu para os leões.
O Desportivo das Aves tornou-se este domingo o 13.º clube a conquistar a Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Sporting por 2-1, na final da 78.ª edição da prova, disputada no Estádio do Jamor, em Oeiras.
O avançado Alexandre Guedes, de 24 anos, foi o ‘herói’ dos comandados de José Mota, ao ‘bisar’, aos 16 e 72 minutos, enquanto o suplente colombiano Montero marcou o golo do conjunto de Jorge Jesus, aos 85.
O Desportivo das Aves, que nunca tinha vencido o Sporting, sucede no palmarés da prova ao Benfica, enquanto os ‘leões’ somaram o 12.º desaire, em 28 finais, numa semana em que só treinaram uma vez, após as agressões a jogadores, em Alcochete.
Sporting na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa
Os ‘leões’ tinham a possibilidade de garantir a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa caso vencessem a Taça de Portugal, mas com a derrota na Taça vão ter de jogar a terceira pré-eliminatória da competição a 9 de agosto depois de terminar em terceiro lugar no campeonato nacional.
Já o SC Braga, quarto classificado do campeonato, vai disputar a segunda pré-eliminatória da Liga Europa enquanto que o Rio Ave precisava de um triunfo do Sporting para alcançar a Liga Europa da próxima temporada.