Inspirados pela nomeação de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia de 2021, alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) e da Escola de Turismo e Hotelaria de Coimbra (ETHC) juntaram-se para colaborar num projeto que culminou na recolha, confeção e valorização nutricional de receitas tradicionais portuguesas, conforme revela o “Notícias de Coimbra”. Os objetivos estão bem definidos: valorizar e preservar o património gastronómico nacional, bem como incentivar os futuros profissionais de hotelaria a aumentar o conhecimento nutricional dos alimentos portugueses.
Com o nome “Cook&Live4H3: Health, Heritage and Humanity”, o projeto – galardoado com o Selo Nacional de Qualidade e Twinning – envolveu jovens de três níveis de ensino distintos: dos cursos de Técnico de Cozinha Pastelaria (nível IV) e de Gestão e Produção de Cozinha (Nível V) da ETHC e da licenciatura em Dietética e Nutrição (nível VI) da ESTeSC. Os alunos da ETHC fizeram a recolha e as fichas técnicas de receitas tradicionais portuguesas. Aos estudantes da ESTeSC coube fazer a «valorização nutricional, interpretação, e desenvolvimento de propostas de melhoria destas receitas, salvaguardando sempre a identidade cultural dos pratos», explica João Lima, docente que coordenou a equipa da ESTeSC no âmbito do projeto.
Além da colaboração entre as duas escolas de Coimbra, o projeto promoveu ainda troca de experiências com jovens italianos e espanhóis que, através de uma plataforma online criada para o efeito, partilharam conhecimento acerca da Dieta Mediterrânica e da gastronomia local de cada país.
A parceria entre a ESTeSC e a ETHC surge em vésperas de Coimbra se assumir como Região Europeia de Gastronomia em 2021, após uma candidatura promovida pela CIM Região de Coimbra e que – além do Instituto Politécnico de Coimbra e da ETHC – conta com o apoio da Universidade de Coimbra, do Turismo do Centro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Note-se ainda que a partilha de conhecimento entre nutricionistas e profissionais de hotelaria vai ao encontro das recomendações da Direção Geral de Saúde no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, que prevê a «qualificação dos profissionais da área do turismo e restauração na área dos hábitos alimentares saudáveis».


































