As Embaixadas e os Consulados, em estreita articulação com países parceiros e membros da CPLP, promovem forma ativa o Dia Mundial da Língua Portuguesa nos quatro cantos do mundo, com centenas de atividades espalhadas por cerca 60 países.
As iniciativas assumem diversos formatos: colóquios e palestras, peças de teatro, música, cinema, declamações de poesia lançamentos de livros, conversas com escritores, leitura em voz alta, atividades escolares ou com crianças, eventos gastronómicos, entre muitos outros, que decorrem nos mais variados contextos e espaços.
Em Portugal, a Língua e a Cultura juntam-se num momento especialmente emblemático, que ganha ainda mais significado por se assinalar neste Dia – a entrega do Prémio Camões. A sessão solene do mais importante prémio de língua portuguesa acontece na tarde do dia 5 de maio com a entrega da distinção à escritora moçambicana Paulina Chiziane, numa sessão em que estarão presentes o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, na qual será destacado o papel da vencedora da edição de 2021 na afirmação da língua portuguesa como língua de futuro.
Ao longo dos anos, o investimento feito na promoção e no ensino da língua portuguesa tem contribuído para o crescimento sustentado do número de falantes, sendo a língua mais falada no hemisfério sul e a quinta língua em contexto digital.
Para a dinâmica de afirmação internacional da língua portuguesa tem sido indispensável o contributo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e dos seus Estados-membros, através do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, e, no caso de Portugal, fruto do trabalho diário do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.).
Veja AQUI as diferentes iniciativas desta comemoração a nível mundial