O Dia Internacional da Língua Portuguesa é celebrado neste 5 maio. Mas, no centro de São Paulo, existe uma entidade que comemora o idioma todos os dias. Localizado na antiga Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa foi o primeiro deste tipo no mundo.
À ONU News, Isa Grinspum, curadora do Museu, explicou que o local, que se reergueu de um incêndio em dezembro de 2015, foi reaberto no ano passado e procura refletir agora a diversidade de culturas do universo lusófono.
“O Museu, tanto nas suas exposições temporárias como na permanente, traz a formação da língua, como ela se deu, como foram esses movimentos na história, entre continentes e atravessando mares. Mas quer também mostrar a vitalidade de hoje. A programação do dia da língua, em poucos dias, de forma concentrada e intensa, quer trazer tudo isso em alta voltagem”
Para as comemorações deste ano, que vão de 5 a 7 de maio, Isa Grinspum conta que a agenda explora a diversidade e expansão geográfica da língua portuguesa, que ela define como “viva, pulsante e plural”.
O Museu celebra ainda o centenário do escritor José Saramago, até hoje o único vencedor do Nobel de Literatura em língua portuguesa.
Com a instalação “O Conto da Ilha Desconhecida”, a instituição oferece uma homenagem ao autor português em parceria com a Fundação José Saramago, o Instituto Camões e a Companhia das Letras.
Leia o artigo original aqui.