A comunidade portuguesa no Canadá é considerada uma das mais dinâmicas da diáspora, caraterizada pela forte atividade associativa, económica e sociopolítica. Existe, no entanto, no seio da comunidade, uma ideia “antiquada” e desatualizada relativamente ao que é hoje Portugal e o que é a vida no país. É o que defende Daniel Pereira, luso-canadiano autor do livro “O Meu Minho”.
As notícias de Portugal não chegam ao outro lado do Atlântico, e a imagem que os portugueses a viver no Canadá têm da terra de origem “é a de que somos ainda um país muito pobre e com muitas dificuldades”, referiu à Revista Comunidades Daniel Pereira. Filho de pais portugueses, nascido no Canadá, o autor do livro “O Meu Minho”, disse que é urgente desmistificar a ideia que persiste entre as comunidades de que “Portugal é como o México”.
Em entrevista à Comunidades, o luso-canadiano explicou que existe um “afastamento” entre a comunidade emigrante portuguesa e a realidade do país, porque as notícias de Portugal não chegam ao Canadá, “sobretudo as boas notícias”, e a imagem que (ainda) têm é a de que “aqui não existem as condições sócio económicas mínimas para viver”.
“É como se não houvesse comunicação entre Canadá e Portugal”
Para o autor, “é como se não houvesse comunicação entre Canadá e Portugal”, uma falha que só pode ser contornada “com um trabalho exaustivo de promoção de Portugal” e com uma maior sensibilização das comunidades portuguesas sobre “o potencial do Portugal atual”, referiu.
Em Montreal, a segunda maior cidade do Canadá e a primeira da região de Quebeque, onde se estima que o número total de portugueses e lusodescendentes ultrapasse os 60.000, Daniel Pereira foi durante seis anos apresentador num canal de televisão português, trabalho que permitiu ao também jornalista conviver de perto com a comunidade e dar início ao seu projeto: promover Portugal e atrair investimento ao país.
“Quero promover o turismo e o investimento local a nível internacional, captar novos investidores e aumentar o número de visitantes a cada região com que trabalho, ajudando assim cada município a aumentar o emprego, aumentando a qualidade de vida, fomentar um maior desenvolvimento e contribuir para o aumento do PIB em Portugal”, disse à Comunidades.
Depois de “O Meu Minho”, o único livro da região “com marca própria e sem apoios”, Daniel Pereira equaciona escrever sobre outras cidades de Portugal, como Guimarães, Póvoa de Varzim, Caminha, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Valpaços, Chaves, Lamego, Figueira da Foz, “entre tantas outras”. Tudo vai depender “da estratégia e decisão de cada município”, frisou.
Questionado pela Comunidades sobre os apoios que tem recebido para a concretização destes objetivos traçados, o luso-canadiano fala da falta de interesse neste tipo de projetos “fundamentais para a promoção de Portugal”, referindo que por parte do Governo de Portugal não tem recebido nada. “Tentei falar com alguns responsáveis, mas sempre me fecharam as portas”, apontou.
Atualmente, Daniel Pereira está a trabalhar diretamente com algumas câmaras municipais que, pelo contrário, “imediatamente abraçaram o projeto de forma positiva”.
“Estou a trabalhar com a câmara municipal de Esposende onde estamos a fazer um belíssimo trabalho e com a Câmara municipal de viana do castelo onde também temos um plano de ação espetacular”, adiantou.
“Estou em contacto com outras câmaras municipais para poder também fazer o trabalho de dinamização e promoção internacional que passa pela comunicação entre os municípios e as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Neste momento estou em negociações com vários municípios e, logo que consiga concretizar as parcerias, lançarei mais um livro”, garantiu.
Com este projeto, Daniel pretende ainda sensibilizar as comunidades portuguesas da diáspora, tours operadores, agências de viagens e imprensa especializada (Jornais, revistas, rádios e televisões), porque informar e comunicar com os portugueses espalhados pelo mundo “é a melhor forma de divulgar e promover Portugal”.
Daniel Pereira é jornalista e apresentador de televisão no Canadá e foi também em Portugal na extinta NVT e no Porto Canal. Atualmente é CEO & Founder da danielpereira-tourguide.com e autor do Livro ” O Meu Minho” um guia de viagens Self Guide Tour.