Numa entrevista à RTP, Jean-Michel Casa falou sobre o momento atual de França, o Brexit, os emigrantes portugueses e o interesse francês em Portugal.
O embaixador francês em Portugal, Jean-Michel Casa, considera que Portugal é o “país da moda” em França. Numa entrevista à RTP, Casa recordou a primeira vez que visitou o país e os avanços feitos desde então. O diplomata gaulês sublinha ainda o papel das empresas francesas em Portugal, notando que não se foram embora com a crise e investiram em algumas das privatizações.
É um olhar otimista aquele que o embaixador francês lança sobre Portugal. Jean-Michel Casa aponta que o país é “um dos melhores alunos da Europa”, notando que Lisboa fez “esforços consideráveis durante a crise” e conseguiu modernizar-se nos últimos 35 anos. Em conversa com a RTP, o diplomata francês recorda a primeira vez que pisou solo luso.
“Era um país que saía da ditadura, de um período difícil com a Guerra Colonial e num nível de vida bem abaixo do atual”, relembra Jean-Michel Casa, para quem Portugal “é o exemplo de um país que conseguiu modernizar-se” ao mesmo tempo que reforçou a sua identidade. É um dos fatores que o embaixador considera ter contribuído para que Portugal seja o “país da moda” em França.
“Portugal está na moda porque merece. É um país bonito e Lisboa é uma das mais belas capitais da Europa, sempre o foi”, analisa o atual inquilino do Palácio de Santos.
Jean-Michel Casa espera que o crescimento do turismo não perturbe a autenticidade de cidades como Lisboa, ao contrário do que aconteceu em lugares como Praga ou Veneza, acreditando que a autarquia está a trabalhar nesse sentido.
O embaixador sublinha ainda o papel das empresas francesas em Portugal, notando que não se foram embora com a crise e investiram em algumas das privatizações. Para além das empresas, alguns franceses também se sentem atraídos e tentam uma nova vida em Portugal.
































