O Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, e o governador Geraldo Alckminl, assinaram recentemente no Palácio dos Bandeirantes, o documento que dá poder ao governo português sobre o local onde vai nascer a primeira escola internacional portuguesa no Brasil.
Este projeto, que irá ocupar o terreno do Centro Educativo Regional Centro-Oeste, no bairro Sumaré, é fruto de um plano de cooperação entre o Governo Português e a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.
Relembre-se que o primeiro passo desta iniciativa foi dado em junho de 2017, altura em que o acordo para a construção da escola foi assinado por Geraldo Alckmin e pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do primeiro-ministro, António Costa.
A futura escola será uma instituição de ensino com dupla certificação curricular, dotada ainda de um Centro de Língua Portuguesa e de um núcleo de formação para professores. O objetivo é prestar ensino a todas as nacionalidades e garantir que haja uma percentagem de vagas dedicadas aos alunos da rede pública estatal.