A população de Covas do Barroso, em Boticas, está preocupada com a exploração de lítio prevista para aquela zona e os emigrantes temem mesmo não poder voltar mais à sua terra caso o projeto avance.
«Todos os anos venho a Portugal para a casa dos meus pais, que é a última de Covas do Barroso e tem vista direta para os montes que querem destruir. Estamos todos preocupados com isto», explica à agência Lusa Jorge de Aquino, que desde os cinco anos vive em França.
O emigrante falava antes da partida para a caminhada intitulada ‘Não à Mina, sim à Vida’, organizada este fim de semana no concelho de Boticas, no distrito de Vila Real, pela Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso, contra a destruição da floresta e a falta de regulamentação na indústria mineira.
Jorge de Aquino realça ainda que apesar dos seus filhos já não falarem bem português, gostam de viajar para Portugal e teme não poder voltar caso o projeto da Mina do Barroso, da empresa Savannah, avance tão próximo da sua casa.
Também natural de Covas do Barroso e a viver fora, Elisabete Fernandes e a sua família não querem perder as raízes, mas temem ter de cortar a ligação à sua terra caso a exploração mineira se concretize. «Não nos passa pela cabeça ter cá esta realidade. O que nos puxa para cá é o que tem de bom, a natureza, o rio, as montanhas, tudo o que nos faz sentir bem», destaca.
Profissional de saúde de profissão e a viver em Braga, todos os fins de semana que tem disponíveis passa-os com a sua família em Covas do Barroso. De resto, durante os tempos de confinamento as suas filhas radicaram-se mesmo no concelho de Boticas, que até hoje ainda não registou qualquer caso positivo do novo coronavírus. Para Elisabete Fernandes, a caminhada em pleno mês de agosto permite «chamar a atenção a quem está fora e nem sempre tem a informação sobre o que se está a passar».
A Mina do Barroso é um projeto da Savannah Lithium Lda., empresa subsidiária da Savannah Resources Plc., uma sociedade cotada na bolsa de valores de Londres AIM (London Stock Exchange) focada na prospeção e desenvolvimento de ativos mineiros em vários países do mundo.


































