A partida de Christophe Mendes e António Marques para a fronteira entre a Ucrânia e a Polónia está marcada para esta segunda-feira e o objetivo é salvar animais ucranianos abandonados ou feridos pelas ofensivas russas.
Os dois portugueses a residir no Luxemburgo partem hoje a bordo de dois carros “bem cheios”. Há várias semanas que ambos recolhem donativos no Luxemburgo: comida para cães e gatos, gaiolas, desinfetantes ou equipamento médico.
Ao jornal Le Quotidien explicaram que Medyka tornou-se a “capital mundial da solidariedade”. Fica na fronteira, perto dos combates, e atrai voluntários de todo o mundo, que desejam ajudar os refugiados ucranianos que fogem do seu país em guerra. É uma das nove passagens de fronteira polacas para a Ucrânia e é um dos pontos de passagem mais movimentados do país.
“Não se fala suficiente desta questão”, queixam-se, “mas a vida dos animais também está em jogo. São seres sensíveis, inocentes, como crianças, que também precisam da nossa ajuda”, explicou António Marques aquele quotidiano.
Christophe Mendes já vai na segunda viagem até à fronteira ucraniana, tendo partilhado várias imagens das consequências da guerra desde o final de março.