A cerimónia oficial de abertura do encontro está prevista para o próximo dia 9 de agosto, às 17H00, no Salão Nobre dos Pacos do concelho da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião.
A associação Cap Magellan organiza a 11.ª edição do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes e Lusófonos que ocorrerá de 9 a 13 de agosto de 2024 em Santa Marta de Penaguião, na região da CIM Douro. Enquadrado nos 50 anos da Revolução do25 de abril de 1974, o tema do evento será a “História e memória, partes integrantes de uma cidadania ativa”.
Este evento, que decorre em língua portuguesa, pretende receber perto de 40 jovens e animadores de juventude lusófonos ou lusodescendentes, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, provenientes de diferentes países europeus como Alemanha, Áustria, Bélgica, Colômbia, Dinamarca, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal, Roménia, Suécia, Suíça e Venezuela.
O objetivo é oferecer aos participantes a oportunidade de partilhar conhecimentos sobre a Revolução dos Cravos, que instaurou em Portugal um regime democrático.
O Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes visa a relembrar a história recente de Portugal, dando importância à reativação de uma memória coletiva para combater o perigo do crescimento dos extremismos. O objetivo é também o desenvolvimento de uma cidadania ativa com jovens envolvidos nos seus países.
O programa contém ateliers, mesas redondas na parte da manhã, e visitas e atividades culturais durante a tarde.
Os participantes vão participar, ao longo da estadia, no concurso da melhor foto de Santa Marta de Penaguião. Cada participante deverá explicar a escolha da fotografia e relacioná-la com o tema do “História e memória, partes integrantes de uma cidadania ativa”.