Depois de terem sido cancelados em 2021, devido à pandemia da Covid-19, os encontros PNAID – Plano Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora – vão realizar-se este ano, em Fátima, entre os dias 15 e 17 de dezembro.
A confirmação foi dada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, no Fórum dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante e de Investimento da Diáspora, que na quarta-feira juntou em Idanha-a-Nova representantes de municípios responsáveis pelos serviços de apoio à diáspora, mas também representantes do AICEP, da Fundação AEP, entre outras entidades.
Os Encontros PNAID, anteriormente denominados Encontros de Investidores da Diáspora, encontram-se entre os “eixos” prioritários do mandato do SECP, considerando o governante que “o Plano Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é fundamental para fixar no nosso país os nossos empresários que ao longo da sua vida foram empreendedores de sucesso e que sentem que chegou o momento de investir em Portugal”.
O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, de valorização das comunidades portuguesas que promove o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora.
O evento é coorganizado pela Câmara Municipal de Ourém e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
No fórum de quarta-feira, os responsáveis adiantaram que a edição de 2022 conta com “um programa bem desenhado, com uma rede que abrange praticamente todo o território nacional, dando assim muitas hipóteses de escolha para que o sucesso que construíram além-fronteiras, seja agora replicado neste país que é de todos nós”.