O evento, o segundo do género a ser realizado em 2024, teve lugar no auditório Dom Anuar Battisti, no campus Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
A Escola de Migrantes de Língua Portuguesa promoveu, ontem, a sessão de entrega de certificados de conclusão dos níveis básico e intermédio a 53 alunos.
Os trabalhos resultam de uma parceria entre Cáritas Diocesana de Toledo, PUCPR e Prefeitura Municipal de Toledo, através da Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH).
O curso, que teve duração de três meses, dividiu-se em 10 encontros, totalizando 40 horas de atividades letivas ministradas pela professora Ruth Nicolas. Durante esse período, os alunos não aprenderam apenas a língua portuguesa, mas também tiveram a oportunidade de partilhar experiências, ampliar a construção da identidade e fortalecer a autonomia intelectual.
Pelo palco passaram alunos de oito nacionalidades (afegã, chilena, colombiana, cubana, egípcia, haitiana, paraguaia e venezuelana), que alcançaram a frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70% e receberam certificados. Na plateia, amigos e familiares dos formandos estiveram a aplaudir esta conquista.