Um dos suspeitos constava na lista de vacinação contra a Covid-19, o que permitiu à Guardia Civil localizá-lo.
Agentes da Guardia Civil de Coria, em Cáceres, Espanha, detiveram um homem e uma mulher de nacionalidade portuguesa, de 73 e 55 anos, respetivamente, suspeitos de burlarem um octogenário em 35 mil euros. A inclusão de um dos suspeitos na lista da vacinação contra a Covid-19 permitiu às autoridades localizá-los.
De acordo com o El Periódico de Aragón, a força de segurança começou a investigar o caso quando o Ministério Público levantou a suspeita de um francês de 80 anos, residente num lar da terceira idade em Cáceres, poder ter sido vítima de fraude.
A polícia espanhola confirmou então que os dois portugueses, depois de conquistarem a confiança do idoso, em 2019 e 2020, fizeram cerca de 50 transferências bancárias, burlando o homem em 35 mil euros.
A Guardia Civil conseguiu então apurar, depois de uma intensa investigação que, no dia 12 de maio, um dos suspeitos seria vacinado contra Covid-19. Com base nessa informação, a polícia montou uma operação e pretendia deter o suspeito no centro de vacinação.
Porém, um contratempo levou à suspensão da vacinação e a polícia alterou os planos, acabando por deter o suspeito na sua casa, em Moraleja. À chegada ao local, a polícia encontrou ainda o segundo suspeito, que acabou também por ser detido.