“Começamos um pouco tarde este ano. Isso se deve ao clima frio do início do ano. Costumamos começar no início de março, mas este ano, foi um mês depois”, diz Pedro Marques da Frutas Classe em Portugal.
“O nosso clima é bastante temperado. Isso significa que nossos morangos crescem mais devagar e são mais firmes com uma vida útil mais longa. Mesmo que sejam das mesmas variedades, a textura dos morangos pode ser diferente.” A empresa cultiva três variedades principais de morango: Rocieras, Fortuna e San Andreas. Todos estes são cultivados em solo pleno, tanto coberto como em campo aberto.
Pedro diz que eles têm uma temporada mais longa do que a Espanha. “Temos morangos na maior parte do ano. Normalmente, é apenas em janeiro e fevereiro que não temos essa fruta. Aqui na nossa área, perto da costa, a 100 km a norte de Lisboa, colhendo picos a partir de meados do ano.”
“É um pouco diferente da Espanha, onde é março ou abril. A nossa produção agrícola e maior de junho a agosto. Isso beneficia-nos porque quando a qualidade dos produtos do sul começa a diminuir, os nossos morangos ainda são bons.”
Frutas Classe vende principalmente para supermercados portugueses e também abastecem diretamente os supermercados na Polônia. Exportam para a Espanha, França e Suíça “Ainda não exportamos diretamente para o norte da Europa”, diz Marques. Mas, a expansão das exportações é o principal objetivo da empresa que quer abastecer países como Bélgica, Holanda, Alemanha e Reino Unido.
“A nossa meta para os próximos três a cinco anos é ter um parceiro em cada um desses países que devem representar nossa marca – ‘Amorango’ – que ganhou o prémio “prova do ano 2021” e já é bastante conhecida em Portugal.
A empresa vê essa expansão como seu maior desafio. “Queremos fazer crescer as nossas marcas e aumentar os nossos produtos ‘. Queremos ter produtos disponíveis quando a qualidade dos produtos de outras regiões começar a diminuir. Para isso, a nossa localização e o seu clima ameno são uma grande vantagem.”
Estas condições moderadas de cultivo, associadas ao respeito pelos recursos naturais, nomeadamente ao uso da água, fazem com que os morangos da Frutas Classe sejam bem-sucedidos no mercado. “Os morangos podem chegar aos nossos clientes europeus em boas condições e com um prazo de validade ideal”, conclui Pedro Marques.