Jancis Robinson foi desafiada a revelar os dez vinhos portugueses que mais a impressionaram na última década.
A Revista de Vinhos desafiou Jancis Robinson, “a mais influente jornalista e ‘Master of Wine’ do mundo, a revelar os dez vinhos portugueses que mais a impressionaram nos últimos dez anos.
Como refere a revista em comunicado, a especialista britânica destacou rótulos do Douro, Alentejo, Bairrada, Dão, Vinho Verde, um Vinho do Porto e um Vinho Madeira.
Da região do Douro, Jancis Robinson destacou quatro referências: Barca Velha 1999 (da Casa Ferreirinha, produzido no Douro Superior); Poeira 2011 (um ‘blend’ de Vinhas Velhas, com assinatura de Jorge Moreira); Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2005 (proveniente da vinha centenária Maria Teresa, cultivada a cotas extremamente baixas) e Niepoort Batuta 2007 (com assinatura de Dirk Niepoort).
Já do Alentejo, a especialista destacou “o Espaço Rural Bojador Vinho de Talha 2015 (um tinto composto da Trincadeira). Da Bairrada, o Luis Pato Vinha Barrosa 2005 (proveniente de uma vinha velha com mais de 90 anos, da freguesia de Aguim). Do Dão, o Quinta dos Roques 2007 (um tinto produzido entre Mangualde e Nelas)”.
Por fim, da região dos Vinhos Verdes destacou o Soalheiro Primeiras Vinhas 2016 (um Alvarinho elaborado em Melgaço).
Dos fortificados, Jancis destaca o Vinho Do Porto Graham’s Single Harvest Tawny Port 1972 (com assinatura da família Symington, produtores de Vinho do Porto desde o século XIX). Também não faltou um Vinho da Madeira nesta lista e o destaque foi para o Barbeito Ribeiro Real Tinta Negra Lote 1 20 Years (produzido nas vinhas do Ribeiro Real).
































