Do litoral ao interior, nas cidades, vilas ou aldeias, as pessoas unem-se em torno destas celebrações. Prepararam carros alegóricos, ensaiam em escolas de samba, preparam disfarces, cartazes e músicas com sátiras políticas e sociais… E as críticas, por vezes, são mordazes, mas muito divertidas! Afinal, e como diz a tradição, “É Carnaval, ninguém leva a mal”!
O Centro de Portugal, marca da diversidade, é também reflexo desta mistura de culturas e tradições! Aqui, há de tudo, para todos os gostos!
O destaque deste ano vai para a Comemoração dos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras, um dos Carnavais mais antigos e autênticos do país. Igualmente divertidos e animados são os tradicionais Carnavais de Ovar, Estarreja, Mealhada, Figueira da Foz, Nazaré e Alcobaça, entre tantos outros.!
Se, porventura, gosta de Carnavais diferentes, onde ainda se sentem as tradições ancestrais, imperdíveis serão o “Dança dos Cus”, uma tradição secular em Cabanas de Viriato, o Entrudo Tradicional das Aldeias do Xisto de Góis ou o Carnaval de Canas de Senhorim.