Uma pesquisa realizada pela consultora multinacional PwC aponta um crescimento nas compras online e o regresso das compras em loja física no segundo semestre de 2021.
A suspensão das atividades em lojas físicas, consequência da pandemia, “contribuiu exponencialmente para a movimentação do comércio eletrónico”. Dados da empresa eMarketer, especializada em pesquisas de mercado, revelaram um crescimento médio de 27% no número de compras online no último ano, e uma movimentação em lojas físicas “em queda”.
O estudo da PwC revelou agora uma “recuperação das vendas em lojas físicas” no segundo semestre de 2021, “contrariando as expectativas”.
Segundo o relatório “Global Consumer Insights Pulse Survey”, ainda que, de 2020 para 2021, tenha sido registada uma quebra de 12% na utilização das lojas físicas, houve, do primeiro para o segundo semestre deste ano, uma recuperação de 10%. Na análise geral, as compras em lojas físicas têm a preferência de 45% dos entrevistados, também questionados sobre as compras via mobile, computador ou tablet.
De acordo com Cristiana Afonso, senior account manager da E-goi Digital Solutions, “a integração entre as experiências de compra online e offline é o principal segredo para atrair e fidelizar o cliente neste novo cenário”. “A verdadeira vantagem competitiva reside na capacidade de retirar a informação certa de cada ambiente. Já temos tecnologias disponíveis no mercado que permitem fazer o tracking em loja física e combiná-lo com os dados recolhidos online, para personalizar cada vez mais a jornada do consumidor”, explica.
Um exemplo de solução disponível é o Smart Wifi. “O cliente entra na loja e liga-se ao wifi para navegar na internet à vontade. Se ele quiser, pode fornecer os seus dados e dar as permissões necessárias para o tracking em loja física. Enquanto estiver na loja, é possível verificar o tempo de permanência do cliente, comportamento de compra e outras informações essenciais para aprimorar as próximas experiências de consumo”, refere.
“Quando há o acesso a um CDP (Customer Data Platform), é possível potenciar a estratégia de upselling com o cruzamento de dados recolhidos no ambiente online ou offline. Podemos sugerir promoções para os produtos ou serviços que o cliente demonstrou interesse, mas ainda não comprou”, esclarece Cristiana Afonso.
“Outra opção é sugerir produtos complementares com base no histórico de compra. Os dados são grandes aliados para aumentar as vendas, oferecer uma experiência personalizada e fidelizar os clientes”, conclui a account manager da E-goi Digital Solutions.