Em agosto de 2020, em plena pandemia da COVID-19, o viseense Carlos Rei assumiu a presidência do Portuguese Sporting Club de Perth Amboy, no estado de New Jersey. A quase centenária coletividade (chega àquela marca em 2023), com sede no 782 da State Street, era então uma embarcação sem rumo, a navegar em maré difícil, que encontrou no industrial Carlos Rei e na sua equipa a liderança de que necessitava para chegar a bom porto.
“Tenho muito orgulho em ser português e, quando cheguei a este país há 33 anos, esta foi a primeira casa que me acolheu”, diz o presidente Carlos Rei, natural de Tondela, distrito de Viseu, em entrevista ao jornal Luso-Americano.
“Aqui arranjei muitos e bons amigos, passei por altos e baixos, como em tudo na vida, e estive cerca de onze anos afastado da vida associativa, mas agora estou de volta disposto a continuar a dar o meu contributo para que nada disto desapareça.”
Tal como outras associações, a pandemia levou ao encerramento do P.S.C. durante cerca de quatro meses. “Foi um período crítico, em que ninguém quis assumir as rédeas da casa. Com o incentivo do falecido Joaquim Martins, que considero um mentor, eu, o meu vice-presidente Joaquim Costa (o sócio mais antigo vivo) e o meu tesoureiro, Paulo Almeidinha, criámos uma comissão administrativa que se comprometeu a arranjar direção”, conta Carlos Rei, que já leva 24 anos de ligação ao clube da State Street. “Essa direção acabou por ser eleita em novembro de 2020 e reeleita em maio deste ano.”
Com cerca de 250 associados, o P.S.C. continua a ser o polo principal da vida lusa em Perth Amboy, contando com um salão de festas, área de bar e esplanada, servindo refeições às sextas-feiras. A 2 de Dezembro assinala 98 anos de existência (a data é comemorada a 11 daquele mês), chegando ao centenário em 2023. “Vou recandidatar-me para o ano à presidência e, se ninguém se fizer ao cargo em 2023, continuarei até ao centenário”, garante Carlos Rei, lembrando que as próximas eleições terão lugar apenas em maio de 2022. “Gostaria de fazer os 100 anos desta casa.”
O presidente adianta que, em 2022, será criada uma comissão organizadora dos festejos do centenário deste que é o terceiro clube mais antigo de New Jersey em atividade (a seguir ao Sport Club Português de Newark e ao PISC de Elizabeth).
Leia o artigo na íntegra aqui