Máscaras e coberturas faciais deixaram de ser necessárias em muitos ambientes externos em Massachusetts, mas mantém-se em situações em que não seja possível o distanciamento social e em espaços públicos fechados.
Mais de um ano depois do início das restrições provocadas pela pandemia da covid-19, que forçaram os norte-americanos a grandes alterações na sua vida pública e mesmo privada, as coisas começam a voltar à normalidade com o aparente controlo do surto epidémico graças à vacinação da população e o estado de Massachusetts anunciou a suspensão do uso obrigatório de máscara e distanciamento, e estabeleceu 1 de agosto como a data em que a vida poderá retornar ao que era antes da pandemia.
Máscaras e coberturas faciais deixaram de ser necessárias em muitos ambientes externos em Massachusetts, já que o estado continua a registar um declínio nos casos de covid e hospitalizações, mas mantém-se em situações em que não seja possível o distanciamento social e em espaços públicos fechados.
Entretanto, o governo estadual anunciou que, a partir de 10 de maio, recintos desportivos podem aumentar a capacidade para 25%, parques de diversões podem abrir com 50% da capacidade e corridas de rua serão permitidas.
Em 29 de maio, festivais de rua podem ser realizados com 50% da capacidade, bares podem reabrir apenas com serviço sentado, restaurantes podem aumentar a capacidade das mesas para 10 pessoas.
Em 1 de agosto, discotecas e parques aquáticos cobertos poderão reabrir.
Mas em Boston a mayor Kim Janey adiou estas medidas por três semanas, incluindo espetáculos em locais fechados, festivais de rua e abertura de bares. Só no dia 19 de junho, Boston permitirá que os limites de ocupação aumentem para 200 pessoas em espaços internos e 250 em externos.
Vários estados vizinhos já suspenderam as restrições. Há duas semanas que o uso de máscara em público deixou de ser obrigatório em New Hampshire, Connecticut anunciou a reabertura dos negócios a 19 de maio e Rhode Island eliminará os limites de capacidade nos negócios até ao fim de semana do Memorial Day.
Deixou de ser obrigatório em RI o uso de máscara em locais públicos
Rhode Island anunciou novas diretrizes para uso de máscaras e que entraram em vigor dia 30 de abril. De acordo com o Departamento de Saúde de Rhode Island, pessoas que tenham recebido as duas doses da vacina de covid-19 não precisam usar máscara ao ar livre, exceto quando estiverem em locais superlotados.
As pessoas são consideradas totalmente vacinadas 14 dias após terem tomado a segunda dose da vacina e local lotado é definido como aquele em que as pessoas não conseguem manter-se a um metro de distância dos outros.
O dr. Philip Chan, do Departamento de Saúde de Rhode Island, disse que a redução nas hospitalizações entre pessoas com 60 anos ou mais prova que a vacinação está funcionando.
Segundo o governo estadual, cerca de 66% dos adultos de Rhode Island já receberam pelo menos a primeira dose da vacina e cerca de 44% estão totalmente vacinados.
O governador Daniel McKee disse que esses números indicam que o estado pode passar para uma nova fase de distribuição de vacinas e levar as vacinas aos locais de trabalho, centros comunitários e qualquer escola que queira oferecer vacinas. A Barrington High School, por exemplo, anunciou uma clínica destinada à vacinação de alunos com 16 anos ou mais e seus familiares imediatos.
As autoridades sanitárias estaduais disseram que aguardam a aprovação federal para a vacinação de crianças mais novas, possivelmente na faixa de 12-15 anos e que isso pode acontecer antes do regresso às aulas.