Cerca de 170 hectares de floresta foram destruídos no sul de New Jersey, devido a um incêndio de grandes proporções que deflagrou na área das cidades de Lakewood e Brick.
O incêndio deflagrou na área das cidades de Lakewood e Brick e lançou o pânico na área, provocando um ferido, para além de elevados prejuízos materiais e o encerramento da autoestrada Parkway até ao final do dia de domingo.
A origem do incêndio continua a ser investigada pelas autoridades competentes, mas na segunda-feira foi avançado que o mesmo deveria ter tido origem num complexo de consultórios médicos em Lakewood, e que depois se alastrou rapidamente, muito devido aos fortes ventos que se fizeram sentir.
Ontem segunda-feira, o incêndio reativou-se, mas foi rapidamente controlado.
A área onde decorreu o acidente tem forte presença de portugueses, residentes principalmente na cidade de Brick.
Margaret Rocha, é uma dessas luso-americanas que não ganharam para o susto, “de um momento para o outro começamos a ver fumo e um forte odor a queimado e começamos a ver as chamas. na minha casa o fogo esteve nas traseiras e felizmente não tive muitos danos, mas tenho vizinhos que foram bastante afetados. Esta situação nunca foi observada aqui, mas os fortes ventos que se fizeram ontem sentir, levaram a que o incêndio se propagasse rapidamente e depois com o encerramento do Parkway, foi mesmo o caos, a fazer lembrar os incêndios a que estamos habituados em Portugal, mas que aqui são novidade”.
Uma das preocupações dos residentes tem a ver com a densidade da floresta e a proximidade de muitas residências. Felizmente este incêndio foi devidamente controlado, mas com o aproximar do calor, a preocupação é agora evidente, numa altura em que se fala em alterações climáticas.
Fonte e imagem: LusoAmericano