É luso-americana, filha de emigrante de Almada, a atual presidente e CEO da Câmara de Comércio da Grande Elizabeth, no estado de New Jersey, cargo que assume desde dezembro de 2019.
À frente daquele organismo, Jennifer Marie Costa é peça fundamental no tecido económico da 4.ª maior cidade do estado de New Jersey, contribuindo para a atração de investimento a Elizabeth e para a manutenção das empresas no local.
Paralelamente, a luso-descendente tem ainda funções (desde março de 2015) de diretora-executiva na Elizabeth Destination Marketing Organization, o escritório de turismo da cidade criado em parte pela importante rede de hotelaria existente na zona do Aeroporto Internacional de Newark, a beirar Elizabeth. Nesse posto, cabe-lhe delinear as linhas mestres de promoção à urbe como destino turístico.
“A nossa Câmara conta com cerca de 500 membros, do Aeroporto Internacional de Newark à United Airlines, passando pela estrutura que gere o porto de mar em Elizabeth”, afirma a CEO Jennifer Costa em entrevista ao jornal Luso-Americano.
“A nossa função é não apenas criar as condições mais favoráveis de negócio em Elizabeth, como dar assistência aos nossos membros e promover networking. Também fornecemos soluções de marketing e damos acesso a canais que permitam recursos de capital para expansão.”
Costa consegue ainda estar à frente de duas organizações sem fins lucrativos, a Elizabeth Renaissance Foundation, “que investe no embelezamento urbanístico e em projetos de arte pública”, e a Elizabeth Chamber Foundation, que atribui bolsas de estudo e promove o empreendedorismo.
Para explicar a dualidade de origens (portuguesa, por parte do pai, e polaca, por via materna), Jennifer Costa diz contar “com o melhor de dois mundos.”
Natural de New Brunswick, NJ, é filha do já falecido emigrante Casimiro Costa, natural de Almada com origens em Ponte de Lima e Beja; a mãe, Marie Butkowski Costa, é neta de emigrantes polacos.
“Ao crescer, pude envolver-me nas duas comunidades e, apesar de em nossa casa se falar inglês, por ter ido todos os verões a Portugal aprendi o idioma do meu pai. Na verdade, apesar de ter estudado na Polónia, tenho um domínio maior do português, mas estive exposta às duas culturas em simultâneo”.
Conheça a história de Jennifer Marie Costa aqui