Vieram de Penalva do Castelo e de Mangualde e fizeram o tradicional Bolo de Azeite da Páscoa lembrando as terras da Beira Alta.
A igreja de Nossa Senhora de Fátima em Cumberland está rodeada de uma ativa comunidade penalvense.
Gente que foi criada à volta da igreja. Se em Sangemil temos um forno comunitário a lanha, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Cumberland, o forno não é comunitário, mas o certo é que o Bolo de Azeite é uma delícia.
Foram às centenas que foram vendidos. Era uma forma de angariar fundos para a igreja. Continua a ser impressionante o apoio que dedicam à sua igreja e que os recebeu, quando viemos para os EUA e, neste caso específico, Valley Falls, Cumberland.
O Bolo de Azeite não é doce. Mas quando bem confecionado, como foi no passado sábado por gente experiente, fica com uma textura perfeita e muito gostoso. Mas se mesmo assim não gosta, faça como nós, experimente comer com queijo da Serra da Estrela e vai adorar.
São dois produtos oriundos da mesma região e que vieram encontrar-se em terras dos EUA. O queijo foi importado. O Bolo de Azeite foi cá confecionado, mas por gente da região do Queijo da Serra. E para completar o quadro podemos acrescentar que o padre Fernando Cabral, da igreja de Nossa Senhora de Fátima, é natural de Guimarães de Tavares, Mangualde, fruto do Seminário de Gouveia.
Tem uma vida pelo mundo repartida, mas foi na igreja de Nossa Senhora de Fátima, que encontrou a realidade da sua ação, pastoral. Passou pela igreja de Santo António em West Warwick, pela centenária igreja de Santa Isabel em Bristol e com ajuda de todos os santinhos foi colocado na igreja de Nossa Senhora de Fátima em Cumberland.
Bristol perdeu um padre e Cumberland ganhou um ilustre sacerdote, que o tempo se encarregou de valorizar através de obras relevantes como a remodelação do interior da igreja sem alterar a talha inicial e a remodelação do Santuário dando-lhe um ar ainda mais acolhedor.