Liliana Rodrigues deslocou-se, ontem, a Paris para participar num seminário sobre ‘Ação Cívica e Participação Política na União Europeia (UE)’, a convite da secção de Paris do Partido Socialista (PS).
A eurodeputada madeirense participou na abertura dos trabalhos do seminário com uma intervenção sobre o tema ‘A atividade cívica e política como fator de integração nos países da União Europeia’.
Durante o seminário, Liliana Rodrigues referiu que “sendo Portugal um país de emigrantes, acresce de importância a mensagem de democracia e de liberdade” que cada um transporta para os países que, pelas mais diversas razões, escolheram para viver.
“Daí o esforço que devemos todos fazer para participar ativamente nas comunidades que nos acolhem, não nos limitando a exercer o direito de voto, quando tal nos é permitido, mas participando nas diferentes estruturas e organizações, exigindo e contribuindo para o bem-comum”, sustentou.
A eurodeputada aproveitou o momento em Paris para contactar com os imigrantes portugueses que se encontram em território francês, a quem Liliana Rodrigues considerou de serem “os verdadeiros embaixadores de Portugal na Europa e no mundo”.
O evento contou com a presença do deputado e coordenador das relações com as estruturas no estrangeiro, Paulo Pisco, e do secretário internacional do PS, Francisco André.
A análise da “situação político-partidária nas regiões de acolhimento e a estratégia para tornar mais eficaz a ação política” e a discussão sobre as “políticas para as comunidades: necessidades e expectativas” foram outros dos temas que estiveram em evidência neste seminário.
































