Da África do Sul à Venezuela, passando por Timor e Macau, os conselheiros reúnem em Lisboa, entre 8 e 10 de outubro.
O plenário mundial do Conselho das Comunidades Portuguesas, órgão de consulta do Governo Português em matéria de política de emigração, vai reunir todos os conselheiros representantes das comunidades portuguesas de 18 países em Lisboa, entre 8 e 10 de outubro.
O Plenário Mundial do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) é um evento significativo que reúne representantes das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Este conselho, que serve como órgão consultivo do Governo de Portugal, é composto por conselheiros eleitos por cidadãos portugueses residentes no estrangeiro. Eles representam as preocupações, necessidades e aspirações das comunidades portuguesas nos seus países de residência.
Este encontro sublinha o papel vital do Conselho das Comunidades Portuguesas como uma ponte entre o Governo de Portugal e os cerca de cinco milhões de portugueses e lusodescendentes residentes no exterior, reafirmando o compromisso de manter uma relação forte e dinâmica com as comunidades dispersas pelo mundo.
Os conselheiros foram eleitos por sufrágio pessoal, direto e universal, em novembro do ano passado, tomaram posse nas missões diplomáticas portuguesas no mundo e, quase um ano depois, vão reunir-se presencialmente, em Lisboa, na Assembleia da República e no Ministério dos Negócios Estrangeiros.