O Dia de Portugal na Expo Dubai 2020 vai ser assinalado esta sexta-feira, com um programa repleto de espetáculos e atuações musicais em comemoração da cultura portuguesa.
O arranque das celebrações do Dia de Portugal na maior exposição mundial está marcado para as 10h15 locais (6h15 em Lisboa), com a Cerimónia Oficial na praça Al Wasl, organizada pela Expo, e que conta com a presença de delegações de Portugal e dos Emirados Árabes Unidos, seguindo-se o hastear da bandeira, o hino nacional de Portugal e discursos oficiais de altos representantes.
A cerimónia fecha com um momento de guitarra portuguesa, tocada por António Chainho e Marta Pereira da Costa, seguido de uma atuação com Teresa Salgueiro.
“O Dia de Portugal será sem dúvida o auge da participação portuguesa na Expo 2020 Dubai. O programa cultural e económico que temos previsto pretende celebrar o melhor do nosso país, da nossa cultura e do nosso talento, e acaba por refletir o objetivo que queremos ver cumprido neste grande evento mundial: dar notoriedade a Portugal no Mundo e, em especial, na região do Médio Oriente”, afirma o Comissário-Geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai, Luís Castro Henriques.
O ponto alto das celebrações acontece às 18h, no Jubilee Stage (um dos palcos principais do recinto) com o espetáculo de música e multimédia Al Qantara (que significa “ponte” em árabe), criado exclusivamente para este dia.
No concerto é estreada a composição Al Qantara, da autoria de Teresa Salgueiro e do músico Fred Ferreira e na qual participam todos os protagonistas do evento, com destaque para as guitarras portuguesas de António Chainho e Marta Pereira da Costa e as raízes tradicionais do grupo Retimbrar.
Ao longo da comemorações, o Pavilhão de Portugal recebe ainda o sketcher urbano Tomás Reis, que promete criar um registo único da experiência de visita à Expo 2020 Dubai, e um caderno ilustrado para relembrar o Dia de Portugal, naquela que é a primeira feira mundial realizada no Médio Oriente.
Apesar de o dia ser assinalado hoje, as atividades alusivas ao Dia de Portugal na Expo Dubai tiveram início ontem, dia 13. No programa constou um seminário empresarial nacional, o Portugal Business Briefing, onde Portugal teve oportunidade de apresentar a sua dimensão de comércio e investimento.
Esta quinta-feira foram ainda celebrados os 116 anos da Livraria Lello, com a edição em árabe de “Os Lusíadas” e da “Mensagem”, e o lançamento de um postal comemorativo da participação portuguesa na Expo 2020 Dubai, feito pelos CTT.
ExpoDubai: Portugal é parceiro ideal de negócio
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, defendeu ontem, no Dubai, que Portugal é um parceiro ideal de negócio.
Em representação do Governo português nesta exposição, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, destacou que “a tradição, associada à inovação e à sustentabilidade são prioridades para o país”.
“Portugal é um parceiro ideal de negócio. A sustentabilidade é uma prioridade e uma preocupação para a nossa indústria. As duas partes (Portugal e Emirados) têm trabalhado para desenvolver as suas relações, com sucesso”, afirmou o governante, no ‘Portugal Business Briefing’, no âmbito da Expo Dubai.
O secretário de Estado lembrou ainda que a sociedade e economias mundiais ainda estão deparadas com a pandemia de covid-19, mas notou ser necessário olhar em frente, pensar na recuperação e em novas formas de produção.
“O Pavilhão Português é um ‘showcase’ daquilo que Portugal representa e tem para oferecer”, referiu Francisco André, esperando que o evento consiga atrair novos investidores para o país.
A Expo Dubai, a primeira exposição mundial a realizar-se na região do Médio Oriente, África e Sul da Ásia, prolonga-se até 31 de março de 2022.
No total, estão presentes no evento 192 países.