Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirmou, à margem da inauguração da nova sala de provas no Porto, que as exportações de vinho subiram 3% em 2018, atingindo valores de 803 milhões de euros.
O presidente da ViniPortugal classificou que o primeiro semestre de 2018 como «muito bom», enquanto considera que o último trimestre do ano foi «muito mau». Jorge Monteiro explicou que o crescimento de 3% se deveu a uma queda dos «vinhos fortificados», como os do Porto e da Madeira, mas também a «uma subida dos vinhos de mesa».
No geral, Jorge Monteiro considera que o vinho português teve «um bom desempenho», apesar de os valores estarem ligeiramente abaixo da expectativa, assinalando que «o mercado mundial passa hoje por algumas perturbações».
O presidente da ViniPortugal referiu ainda que a organização tem «sete milhões de euros» para investir na área das ações promocionais do setor português e salientou que a instituição vai «trabalhar o México e a Dinamarca pela primeira vez», bem como «apostar mais nos consumidores do que nos profissionais», concluiu.