Se passar este fim de semana pela Casa do Design, em Matosinhos, vai poder ficar a conhecer as tradições e tendências da moda nacional dos últimos 50 anos.
Este sábado (19) e domingo (20) a Casa do Design em Matosinhos vai receber a exposição “Portugal Pop. A moda em português”, promovida pelo MUDE – Museu do Design e da Moda e pela ESAD-Idea e que pretende proporcionar uma perspetiva sobre a moda nacional nos últimos 50 anos.
“A exposição PORTUGAL POP mostra a influência das tradições culturais e da identidade coletiva de “ser português”, presente nos 180 coordenados dos vários autores de moda representados nesta exposição, permitindo uma perspetiva sobre a moda nacional desde as vésperas da Revolução de 1974 até à atualidade”, adianta o MUDE.
“Visitar a exposição permitirá também analisar as continuidades e ruturas e as fronteiras entre a cultura erudita e a cultura popular, o cosmopolitismo e o nacionalismo, a urbanidade e o mundo rural, o legado de gerações passadas e a visão de futuro das novas gerações”.
Como é a cultura de moda em Portugal? Como se vestiu em Portugal nos últimos 50 anos? Como se viveram os conceitos de portugalidade, de património e de identidade tendo em conta os diferentes contextos políticos pelos quais passámos?
As referências pessoais, nacionais e internacionais, que caracterizam a criatividade de cada autor, permitem o debate sobre a existência, ou não, de uma moda portuguesa.
Visitar a exposição permitirá também analisar as continuidades e ruturas e as fronteiras entre a cultura erudita e a cultura popular; o cosmopolitismo e o nacionalismo; a urbanidade e o mundo rural; o legado de gerações passadas e a visão de futuro das novas gerações.
Peças de vestuário de Amália Rodrigues, António Variações, Conan Osiris, Joana Vasconcelos ou de Sónia Tavares (The Gift), são algumas das que poderá encontrar na Portugal Pop.