Guitarra portuguesa e fado de Coimbra, eletrónica e dança contemporânea. A pares funcionam bem e em quarteto?
Um grupo de jovens artistas lançou um vídeoclip que reúne guitarra portuguesa, fado de Coimbra, eletrónica e dança contemporânea. A ideia surgiu na cabeça de Diogo Mendes, músico, que convidou Ricardo Silva (guitarra portuguesa) e Luís Peixoto (eletrónica) para compor uma nova versão do tema “Variações Sobre o Mondego” de Gonçalo Paredes.
O vídeo junta o tradicional e o contemporâneo, ilustrados pela performance da bailarina Clara Carvalho. Realizado por Tiago Cerveira, o vídeo retrata a Cidade dos Estudantes numa visita guiada pelos gestos da bailarina conimbricense.
Diogo Mendes, músico, produtor e compositor, é um dos mais promissores guitarristas de guitarra portuguesa. O seu primeiro álbum “Portefólio”, lançado no passado dia 5 deste mês, conta com a participação de vários convidados com os quais se cruzou ao longo do seu percurso artístico.
Ricardo Silva, também músico e compositor, é guitarrista e Mestre em Educação Musical pela ESEC e Mestre em Guitarra Portuguesa pela ESART. Os seus dois álbuns “Semente” e “Contado à Guitarra” incluem colaborações com Fábia Rebordão, Jorge Fernando, Marco Rodrigues, Mariza, Paulo de Carvalho e Raquel Tavares.
Luís Peixoto, músico e produtor conimbricense, tem vários álbuns editados, entre os quais “Assimétrico” que agrega elementos de música eletrónica aos cordofones tradicionais.
Clara Carvalho, atriz e bailarina também conimbricense, é formada em “Artes do Espetáculo” pelo Colégio São Teotónio e já realizou vários trabalhos em diferentes companhias de teatro e de dança. Atualmente a tirar a licenciatura em Teatro e Educação na ESEC, dá também aulas de Movimento e Dança Contemporânea em diversas escolas.
Por último, mas não menos importante, Tiago Cerveira, realizador e fotógrafo, é natural de Oliveira do Hospital. Dentre os vários projetos que já realizou (literalmente), destacam-se “15 memórias do Fogo” e “Wildlings”.
O vídeo destes cinco artistas portugueses, todos ligados à cultura de Coimbra, tem já alguns milhares de visualizações no YouTube.
































