Vitória sobre o Sporting por 2-1 após prolongamento valeu aos portistas a conquista da 20.ª Taça de Portugal.
Os “leões” até marcaram primeiro, por St. Juste (20′), mas a vantagem leonina durou apenas cinco minutos, com Evanilson (25′) a restabelecer a igualdade no marcador.
Perto da meia-hora, o central neerlandês do Sporting foi expulso com cartão vermelho direto na sequência de uma falta sobre Galeno, que seguia isolado para a baliza leonina.
Com o empate a persistir, a final da prova-rainha do futebol português seguiu para prolongamento. Foi aí que surgiu o golo da reviravolta portista, apontado por Taremi na cobrança de um penálti, ao minuto 100.
Aos 98 minutos, antes de Taremi apontar o 2-1, houve ainda tempo para Sérgio Conceição ser expulso por Fábio Veríssimo.
Os “azuis e brancos” cimentam assim o segundo posto do palmarés da Taça de Portugal, com 20 conquistas, menos seis do que o Benfica. O Sporting é terceiro no ranking, com 17.
FC Porto cumpre tradição
Como é habitual sempre que o FC Porto conquista um título no sul do país, o regresso a casa contempla uma paragem obrigatória no Santuário de Fátima. Desta vez não foi exceção.
Do autocarro, saíram alguns jogadores – Pepe, Eustáquio, Pepê e Evanilson foram muito requisitados por alguns adeptos presentes -, e claro, Sérgio Conceição. “Quem tem saúde, tem tudo. Gosto sempre de vir agradecer”, disse o treinador do FC Porto.
Mais tarde, por volta da 1H30, a comitiva parou na Mealhada para ‘jantar’. Um momento também comum no regresso ao Porto para celebrar.