A Feira Nacional da Cebola de Rio Maior decorre de 29 de agosto a 1 de setembro e conta com a presença do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares. O evento mantém a centenária tradição de venda de cebolas e conta com o regresso da Taça de Portugal de Paraquedismo.
Concertos, espetáculo de paraquedismo, gastronomia regional e venda de cebolas, produtos agroalimentares e artesanato são algumas das propostas da edição de 2024 da Feira Nacional da Cebola (FRIMOR), que começa hoje e termina a 1 de setembro, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior e respetiva zona envolvente.
A inauguração da FRIMOR, agendada para hoje às 17H00, contará com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias; do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim; da deputada e Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais; e do presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques.
GNR, Nena e Cláudia Martins & Minhotos Marotos são os cabeças de cartaz deste evento, que terá também o Festival de Bandas Filarmónicas a animar o último dia do certame.
Cláudia Martins & Minhotos Marotos vão atuar hoje. Nena fará a sua estreia em Rio Maior no dia 30 e, no sábado, dia 31, será a vez dos GNR. Os bilhetes para os concertos de Nena e GNR podem ser adquiridos no Cineteatro de Rio Maior, na Ticketline e nos dias dos concertos na bilheteira da feira.
Aos concertos principais juntam-se atuações de outras bandas e DJ: Companhia D’el Rei e Los Gordos; Sim Senhor e DJ Vassalo; e Trigloditas e DJ Nuno Remix.
A Taça de Portugal de Paraquedismo também está de regresso a Rio Maior para um espetáculo aéreo de dois dias inesquecível. Trata-se de uma prova de precisão de aterragem, que irá ocorrer no sábado, dia 30, entre as 9H00 e as 19H00, e no domingo, dia 1 de setembro, entre as 8H00 e as 14H00. A iniciativa é do Pára-clube Nacional “Os Boinas Verdes”, com o apoio da Câmara Municipal de Rio Maior, a Federação Portuguesa de Paraquedismo e a DESMOR.
Ceboleiros, produtos agroalimentares e gastronomia regional
Este ano, a FRIMOR volta a ter uma área dedicada a cerca de 15 ceboleiros para a venda dos seus produtos, mantendo assim uma tradição já centenária desta feira.
Há ainda, no Pavilhão Multiusos, venda de artesanato e produtos do setor agroalimentar do concelho – como sal, queijo, azeite, mel, entre outros –, uma área de exposição empresarial, bem como uma zona reservada à gastronomia regional, à doçaria e aos licores. A feira conta ainda com uma zona de divertimentos, o Frimor Fun Park, e um amplo espaço de restauração, onde os visitantes poderão degustar a gastronomia típica da região, confecionada pelas associações do concelho de Rio Maior.