Canoísta português conquistou a medalha de ouro nos Mundiais que decorrem na República Checa.
Fernando Pimenta já tinha conquistado a prata em K1 1000 metros, numa prova muito renhida que se realizou no sábado e em que o ouro ficou a 239 milésimos de segundo. Na prova de ontem, a uma distância não-olímpica, o atleta português completou a prova em 20.46,907 minutos.
Em segundo lugar ficou o alemão Max Hoff, que terminou 3,352 segundos depois. O bronze foi para o bielorrusso, Aleh Yurenia, que gastou mais 13,921 segundos.
É mais uma conquista a juntar aos vários palmarés de Fernando Pimenta, bicampeão europeu dos 1000 metros. Com o ouro conquistado em Racice, Portugal alcança a oitava medalha nos campeonatos do mundo de velocidade.
O atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima, de onde é natural, mostrou-se emocionado com a conquista “surreal” das duas medalhas e dedicou a medalha de ouro aos bombeiros portugueses, incluindo o próprio pai, que também se dedica ao combate aos fogos.
Hélio Lucas, treinador de Fernando Pimenta, também não escondeu a emoção do momento. O responsável deixou largos elogios a Fernando Pimenta, um “super-atleta”, que conquistou as duas medalhas portuguesas na competição. “Fernando Pimenta é uma referência na modalidade e para o desporto português e no desporto internacional”.