Ligação será entre Portsmouth e o Porto e pode surgir já este mês. Portugal país está na “lista verde” de destinos de férias do Reino Unido e a procura por viagens de avião sobe 600%.
A companhia britânica de transporte marítimo Brittany Ferries pode lançar já este mês de maio uma ligação inédita de ferryboat entre o sul da ilha e o norte de Portugal. A notícia é avançada pela edição digital do jornal “The Sun”.
Portugal é um dos poucos destinos europeus adicionados à “lista verde” do Reino Unido, anunciada na semana passada, e pode beneficiar já da intensa procura dos britânicos por destinos de férias nesta reta final da primavera e início do verão. A “lista verde” também inclui Gibraltar, a Islândia e Israel, mas a maior parte da Europa, nomeadamente França e Espanha, foi deixada de fora do índice britânico de países seguros na pandemia do coronavírus. O que beneficia, por agora, Portugal.
Segundo o “The Sun”, a nova rota de ferryboat terá origem em Portsmouth ou Plymouth, ambas no sul da Grã-Bretanha, e o destino direto seria a cidade do Porto.
Esta nova aposta da Brittany Ferries ainda não foi oficialmente confirmada. A empresa é conhecida por conectar a Grã-Bretanha a Santander, em Espanha, e a Roscoff , na França, destinos que estão agora vedados aos ingleses devido à situação pandémica que lhes exigiria cumprir uma quarentena de 10 dias após a chegada.
O preço mínimo de uma viagem entre Portsmouth e Santander, que dura 28 horas, era, antes da pandemia, de 150 libras (174 euros).
A possibilidade desta nova rota Portsmouth-Porto quer tirar partido do “espetacular aumento” de reservas de viagens aéreas para Portugal a partir do Reino Unido. Companhias de aviação low cost e operadoras de turismo relataram, segundo o “The Sun”, subidas na ordem dos 600%.